• Siga nas redes

Como o Escaneamento à Laser pode auxiliar na Área de Projetos de Segurança

A digitalização industrial pode ser considerada um salto tecnológico na atual geração. A possibilidade de conseguir visualizar, coletar medidas, simular, interagir e compartilhar informações fidedignas, é, sem dúvidas, um grande avanço tecnológico. Também, nota-se que a correlação entre o mundo real e virtual se mostram cada vez mais presentes nos últimos anos, e exaustivamente divulgados, trabalhados, pesquisados e aplicados mundialmente. Basta observar o conceito de metaverso que, mesmo que ainda timidamente, se faz presente direta ou indiretamente na sociedade. Os recursos tecnológicos disponíveis na atual geração podem e devem ser utilizados com o objetivo de maximização, seja de aprendizado, de redução de custos ou ainda, de competitividade.

Tamanha é a amplitude do termo “digitalização industrial” que ficaria impossível compilar em um único texto todas as vantagens do recurso tecnológico. Por isso, neste artigo, o foco será voltado ao processo de captura da realidade através de nuvem de pontos – escaneamento à laser.

Hoje com a tecnologia de captura da realidade disponível, eliminamos a necessidade de modelagens “aproximadas”, dando somente uma ideia do ambiente. A qualidade dos equipamentos à laser para esta coleta interfere diretamente neste quesito. Esta precisão na captura irá interferir diretamente na qualidade da modelagem, etapa posterior a esta.

Arquivos em nuvem de pontos são obtidos ao escanear um ambiente, o que servirá de base para a modelagem detalhada e precisa, com riqueza de detalhes. Com a criação de nuvens de pontos através da digitalização à laser, milhões de pontos são agrupados e, quando combinados com fotografias em alta definição, oferecem um detalhamento da mais alta acuracidade do ambiente. Cada ponto capturado é mapeado em um sistema de coordenadas XYZ, fornecendo uma saída em várias extensões, dependendo dos softwares utilizados, que servirão de base para as etapas posteriores. A tecnologia de digitalização usa informações de uma gama de fotos e pontos digitalizados em segundos no momento da captura. Importante ressaltar aqui que um dos pontos de maior atenção nesta etapa de digitalização, é o alto valor do equipamento e softwares de captura da realidade. Nas atuais condições e realidade brasileira, grande parte das empresas possui limitações financeiras para o acesso a este dipo de serviço. Contudo, com o avanço da tecnologia e globalização, a tendência é cada vez maior da possibilidade de obtenção e contato com este tipo de recurso.


O grande ganho do “estado da técnica” é realmente aliar tecnologias diferentes, para aplicações diferentes, em uma causa comum: a otimização de alta performance, que de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e com total segurança, consegue-se obter informações detalhadas de determinado projeto. A comparação entre as modalidades convencionais e utilizando alta tecnologia, pode ser classificada com um “salto tecnológico” na era atual.

No Brasil, mesmo que ainda de maneira tímida, a digitalização já é observada em várias áreas. O processo de digitalização permite que as empresas resolvam problemas físicos mais rapidamente, detectandoos de forma antecipada, prevendo resultados com um grau de precisão muito mais alto, projetando e fabricando produtos melhores e, finalmente, melhor atendendo seus clientes. Em um processo de digitalização, é possível não apenas modelar e simular diferentes situações, mas também compreender o comportamento dos processos e pessoas, avaliando riscos antecipadamente, além de lacunas de difícil detecção aos moldes tradicionais.

Diversas aplicações voltadas à área de segurança do trabalho podem ser beneficiadas com o uso da tecnologia de escaneamento à laser, como capacitações em normas regulamentadoras, operações de máquinas e sistemas, projetos de adequação de máquinas, mapeamento de espaços confinados e inúmeras outras relacionadas à área.

Como um primeiro exemplo prático de aplicação do escaneamento à laser na área de segurança do trabalho, podemos citar a capacitação em normas regulamentadoras. A utilização do método de virtualização imersiva no processo de capacitação das pessoas, maximizando o aprendizado, ao mesmo tempo reduzindo parada de máquinas, riscos físicos, deslocamentos, custos logísticos e aglomerações, são contribuições extremamente relevantes neste processo de formação das pessoas na indústria, onde capacitações em normas relacionadas à segurança operacional (NR-12), segurança em atividades com eletricidade (NR-10), espaço confinado (NR-33) e diversas outras, já podem ser encontradas em diversas indústrias sendo aplicadas com sucesso.

Outro exemplo de aplicação da tecnologia na área de segurança seriam projetos de segurança de máquinas em atendimento à norma regulamentadora 12, NR-12. Imagine o seguinte cenário: uma empresa foi contratada por uma indústria para desenvolver os projetos de adequação de uma determinada linha de produção, complexa, com vários detalhes, acessos e interações humanas. Sua localização geográfica fica a 3 mil km de distância da sede da empresa. Nos moldes tradicionais, uma equipe de projetistas necessitaria coletar todas as medidas de todas as proteções a serem desenvolvidas em toda a linha, garantindo que nenhuma medida fosse esquecida, para dar início aos trabalhos. Neste processo, inúmeras horas de campo da equipe, custos de hospedagem, logística, paradas de linha para coleta de informações seriam necessárias, e o pior, alguma medida importante poderia não ser coletada, gerando novos deslocamentos da equipe! Aqui realmente ficam claras as vantagens do uso do escaneamento à laser, pois, ao utilizar a tecnologia, com um único consultor, sem necessidade de paradas do equipamento, reduzindo custos de hospedagem e logística, garantindo que todas as medidas foram coletadas eu um tempo infinitamente menor, inclusive mapeando todo o ambiente em que o equipamento está inserido, o sucesso está garantido! A acuracidade e a velocidade das informações não podem ser comparadas aos moldes tradicionais, daí a tendência global neste processo de digitalização!

Na figura abaixo, observa-se uma instalação industrial escaneada e modelada, reproduzindo fielmente a instalação, que poderá ser utilizada em diversos estudos de Engenharia.

Comparando o ambiente escaneado com o real, a semelhança notada é de extrema fidelidade.

Nas figuras abaixo, observa-se um projeto de segurança NR-12, onde um equipamento teve suas proteções projetadas com base em nuvem de pontos.

Assim, a eliminação de retrabalhos, assertividade nos projetos, altíssima velocidade na aquisição de dados, somam-se às inúmeras vantagens do uso do escaneamento à laser. As aplicações do escaneamento são infinitas. As principais utilizadas em atividades dentro da indústria são em projetos de segurança de máquinas, simulações de layout, as-built industrial de tubulações e infraestrutura, treinamentos imersivos, monitoramentos diversos de estruturas, são demandas onde a tecnologia realmente faz a diferença!

Silvio Braz, autor do artigo 

É Mestre em Engenharia de Manufatura, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, pós-graduado em Gestão de Projetos e em Engenharia de avaliação e perícias; eletrotécnico, perito judicial em varas cíveis e federais na área de investigação de acidentes com máquinas, perito da Receita Federal do Brasil e Diretor Técnico da CSB Engenharia.

Empresa brasileira de consultoria especializada em engenharia de segurança de máquinas e tecnologia para indústrias, com certificado ISO 9001 TÜV Rheinland.

Fale com nossa equipe

Envie suas dúvidas para a CSB Engenharia,
em breve nosso time comercial entrará em contato.

    Siga a @csbengenharia no Instagram

      Cadastre-se em nossa Newsletter

      Receba dicas e informações sobre a Segurança no Trabalho

      Copyright ©2025 CSB Engenharia – Certificado ISO 9001. Todos os direitos reservados.
      Desenvolvido por DR Launch